quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Estamos nivelados em cruzeiro:

Lélia Almeida.

Boa noite a todos. Eu sou o Comandante Mauro e quero dar boa-noite a todos. E dizer que temos céu limpo e temperatura firme até Brasília. Já deixamos para trás a massa de ar frio que estava sobre a cidade de Porto Alegre, estamos voando a 12 mil metros e estamos sobrevoando neste momento as cidades de São Paulo e Campinas. Logo estaremos sobrevoando o centro-oeste do país onde a temperatura é amena e seca. Aos que seguem viagem para Imperatriz e São Luis do Maranhão desejamos boa viagem e aos que descem na capital do país desejamos uma boa estada. Já morei muitos anos em Brasília onde tive dois filhos e onde fui muito feliz. Além de ser um lugar politicamente importante, a nossa capital é uma cidade encantadora, tem uma arquitetura única que os senhores não encontrarão em nenhum outro lugar do mundo e a mistura de gentes que ali construiu esta jovem cidade criou uma qualidade cultural e afetiva muito singular. Aproveitem a cidade. As chuvas, para quem não conhece a região, ainda tardarão, só virão a partir de setembro e nesta época do ano, no outono, a luz da cidade é de uma beleza sem igual. Nesta noite de sexta-feira estamos todos cansados e ansiosos para voltar para casa, para o nosso refúgio, para os nossos, e por isso eu desejo a todos um bom retorno. Do lado direito do avião vocês poderão ver a lua cheia em plenilúnio, é uma noite magnífica e não teremos contratempos nem turbulências. Estamos nivelados em cruzeiro, e em breve aterrizaremos em paz e segurança. Boa noite a todos.

Foi o que o comandante disse, estamos nivelados em cruzeiro.
Eu não sei, tecnicamente, o que é isso, mas me senti muito segura voltando pra casa, e apesar do cansaço, tive uma certeza infinita de que estava sendo bem conduzida, seguindo as estrelas rumo ao calor do cerrado.
Senti que essa era a orientação certa, ser guiada por um navegador através do mapa celeste, e gostei de saber que podíamos ir assim, numa nave sólida e com pouca luz, onde muitos dormitavam suas esperanças de um fim de semana no aconchego do lar.
Gostei de saber que é possível andar assim pela vida, nivelados pelo cruzeiro, e então senti que estava, finalmente, tudo bem, e adormeci sem medo da estranheza dos caminhos. Sabendo que mesmo quando dá tudo errado, está tudo certo.